quarta-feira, 23 de novembro de 2011

METABOLISMO

O que é metabolismo?
O metabolismo é o conjunto de reações químicas e hormonais que ocorrem no organismo para gerar  energia e mantê-lo funcionando.
Metabolismo é a quantidade de energia (calorias) que o seu corpo queima para se manter  ativo. A velocidade que o  corpo queima calorias é chamada de "taxa metabólica". A taxa metabólica de cada um é determinada em grande parte por características genéticas.  Algumas pessoas tem um metabolismo lento, e com isso tem dificuldade de emagrecer e de se manterem magras. Um metabolismo lento na verdade leva ao acúmulo de gordura. Outras tem um metabolismo médio e algumas poucas privilegiadas tem um metabolismo rápido. Mas em qualquer caso é possível aumentar a sua taxa metabólica.

O que afeta o Metabolismo?
O que mais afeta o metabolismo é o tecido muscular. Quanto mais músculos você tiver, mais calorias você vai queimar. Os músculos são tecidos vivos e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia - todos os dias. Nas células musculares, as mitocôndrias são responsáveis pelo gasto energético. 

Frequência das refeições: Quanto mais tempo você dá entre as refeições, mais o seu metabolismo diminui para conservar energia. Fracione as refeições, o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições. Não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajuda a acelerar o metabolismo. Quando se faz uma dieta para emagrecer, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), e quanto menor a ingestão calórica diária, menor será o metabolismo, pois o organismo vai interpretar essa situação como uma ameaça. A depressão do metabolismo basal com dietas sem orientação e/ou acompanhadas com inibidores de apetite leva o organismo a reagir com mecanismos de preservação de calorias e a conseqüência é a dificuldade de se perder gordura corporal, além do risco de desenvolvimento de cálculos na vesícula.

Nível de atividade: É importante, faça exercícios resistidos para aumentar a massa muscular e aeróbicos, a taxa metabólica aumenta 25% durante 12 a 15 horas após os exercícios aeróbicos intensos. 

Escolha dos alimentos: Por exemplo, as dietas baixas demais em gordura tendem a resultar em baixa produção hormonal o que leva à diminuição do metabolismo. Alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras) levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo.

Hidratação: Mais de 70% das funções do corpo acontecem na presença de água. A falta de água faz com que o seu metabolismo pise no freio.

Genética: Algumas pessoas têm um metabolismo naturalmente mais acelerado do que outras. Você não pode mudar a genética, mas pode estimular a aceleração do seu metabolismo.
Produção e função dos hormônios: É muito pouco provável que você tenha uma tireóide "preguiçosa". Antes de culpá-la, primeiro estabilize o nível de açúcar no sangue (taxa de glicose) e comece progressivamente a praticar exercícios 2-3 vezes por semana.

Estresse: O estresse também pode diminuir o seu metabolismo por colocar o seu organismo em estado de tensão. Além disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas.

Calcule o seu metabolismo basal:

Mulheres
- 10 a 18 anos [0,056 x P + 2,898] x 239
- 18 a 30 anos [0,062 x P + 2,036] x 239
- 30 a 60 anos [0,034 x P + 3,538] x 239

 Homens
- 10 a 18 anos [0,074 x P + 2,754] x 239
- 18 a 30 anos [0,063 x P + 2,896] x 239
- 30 a 60 anos [0,048 x P + 3,653] x 239

P = peso corporal em kg

Os homens têm mais massa magra que as mulheres, motivo pelo qual perdem peso com mais facilidade.

Fonte: www.g1.com.br/bemestar
www. saudeja.com.br